A Praia dos Afogados: cinema espanhol

Um dos objetivos do Partiu Cinema é divulgar filmes alternativos.

Claro que um bom blockbuster tem muita importância, até porque movimenta o mercado e leva junto milhares de filmes sem apelo comercial nas costas, mas o cinema independente, que não fatura milhões de dólares nas bilheterias, é o destino de todo cinéfilo. 

Então, esqueça por um momento as explosões e perseguições memoráveis e concentre-se no cinema espanhol.

A Praia dos Afogados, ou La Playa de los Ahogados, baseado no livro homônimo de Domingo Villar, é um verdadeiro suspense policial.

A história transcorre de acordo com as investigações do detetive Léo Caldas, interpretado por Carmelo Gomez, do também espanhol Sem Ar, sobre o aparecimento de um morto na beira da praia.

Cartilha à mão

Depois de muitas idas e vindas, com algumas cenas longas e desnecessárias, a obra traz um desfecho surpreendente mas dentro do razoável.

Ele segue a cartilha dos filmes de suspense do começo ao fim, mas, creia, isso não prejudica. O clima todo, inclusive o cenário – ocorre quase todo em uma pequena cidade litorânea – contribuem para o desenvolvimento do enredo e para o mistério a ser resolvido.

Praia bucólica

Até um pontinho de sobrenatural é insinuado durante a história, mas passa batido como crendices dos marinheiros, categoria conhecida por superstições, e não chega a acrescentar nada.

Chama a atenção também como várias situações extra história principal, detalhes perdidos, ajudam o investigador a concluir sobre a razão do suicídio ou assassinato (não vou contar). A premissa que coincidências não existem passa ao largo. E isso não é bom.

O filme em si, porém, não é ruim. Ele tem boas tomadas e o enredo é muito interessante. As atuações também não deixam a desejar e a fotografia, com o ar meio sombrio o tempo todo, ajuda bastante. Mesmo com isso tudo, porém, não empolga.

Não cometerei a heresia de chamá-lo de chato, mas, fica muito perto disso. Muito perto mesmo.

Enfim, caso você tenha lido o livro, goste muito de filmes policiais que desvendam crimes ou é um cinéfilo, veja. Mas creio que só nesses casos mesmo.

Está no Netflix.

Quer ajudar o Partiu Cinema?