Agnus Dei

Cordeiro de Deus ou em latim, Agnus Dei, é uma expressão utilizada no cristianismo para se referir a Jesus Cristo, identificado como o salvador da humanidade ao ter sido sacrificado em resgate pelo pecado original. Na arte e na simbologia icônica cristã, é frequentemente representado por um cordeiro com uma cruz. A expressão aparece no Novo Testamento. Principalmente no Evangelho de João, onde João Baptista diz de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”. (João, 1:29).

Resultado de imagem para Lou de Laâge

Lou de Laâge

Este é o nome em português para Les Innocentes. Algo como As Inocentes. Sem dúvida um título muito mais fiel, mas, claro, menos comercial.

Vamos de cordeiro mesmo.

Agnus Dei conta uma bela história baseada em fatos reais, ocorrida no final de Segunda Grande Guerra, na Polônia, por volta de 1945.

Dura realidade

Basicamente relata o esforço de uma bela e jovem médica francesa que corre alguns riscos para cuidar de algumas freiras grávidas vítimas de estupros de soldados russos.

Mas o filme têm outras peculiaridades. Ele é profundo e não tem medo de escolher um lado. (Não que isso seja uma vantagem no cinema. Mas, como é baseado em uma história verídica, este detalhe é muito importante. Não capitula com o mais fácil.) Mostra o quanto a devoção pode ser cega, a ponto de que assassinar uma criança pode ser algo justificado e até aceitável frente a deus e seus dogmas.

Esse tema, apesar de atualmente matar em nome de algum deus seja algo tão comum quanto andar para frente, é sempre explosivo. E perigoso. Não à toa escritores estão vivendo como clandestinos em seus próprios países por ameaças recebidas depois de terem escrito ou desenhado algo contra um profeta qualquer. 

O drama franco-polonês estrelado pela belíssima Lou de Laâge, de Gosto de Olhar as Meninas, e dirigido pela ótima Anne Fontaine, de Coco Antes de Chanel, certamente vai para os indicados do Partiu Cinema.

É um filme forte, pesado, tenso e com uma história de fundo grátis, que é o mais importante. Lembre disso quando assistir.

Está no Netflix.

Quer ajudar o Partiu Cinema?