Lion: uma jornada para casa - Partiu Cinema


Lion: uma jornada para casa

Pensei muito antes de começar este palpite e decidi que o início será com a mesma frase do final, para não deixar dúvida: prepare-se para chorar!

Lion: uma jornada para casa é desses filmes que te deixam afundado no sofá depois que termina. É também dos que dá vontade de escrever sobre várias coisas, menos cinema.

Ele bate fundo. Bem fundo. Em algumas pessoas com um passado, digamos, complicado, é pior ainda. Pior para melhor, se é que me faço entender.

Provavelmente não.

Mas, enfim, nada como conhecer sua própria origem. Seja ela pobre, rica, ruim, boa, azul, amarela, faísca, trovão, seja ela o que for, ela é sua. E boa parte do que você é parte dela, do começo, de onde você veio, do que você foi.

Nicole Kidman

Talvez por isso algumas pessoas busquem tanto sobre o passado, principalmente quando ele é obscuro, ou, creio que defina melhor, nebuloso.

O longa trata disso: da busca pela origem. Uma procura incessante e, sob o ponto de vista cômodo e confortável – do tipo se tem casa, família, comida, dinheiro, luxo está tudo bem – desnecessária. Mas, na verdade, se uma pessoa não tiver passado, não terá nada no presente que justifique ou compense isso.

O passado é tão importante quanto o futuro.

Propriamente dito

Mas, ao filme: ele é um drama muito bem feito e muito bem editado que concorreu a seis Oscar, baseado em fatos reais, estrelado pelo ótimo Dev Patel, de O Homem que viu o infinito e a sempre bela australiana Nicole Kidman, de As Horas.

O enredo é fantástico, a fotografia belíssima, a trilha sonora muito boa, o elenco, inclusive os figurantes, não deixa a desejar e certamente é um dos filmes mais emocionantes que já vi. Emocionante e, repito, em alguns casos especiais, baterá forte. Muito, muito forte.

Enfim, desculpe meu palpite um tanto “sentimental”, largue tudo e vá para frente da TV.

Está no Telecine, ainda pago.

Mas, não esqueça: prepare-se para chorar!

Seus amigos podem gostar do filme acima.



Quer ajudar o Partiu Cinema?