O Presidente - Partiu Cinema

Clean Page | Cursos | Ofertas




O Presidente

Num país fictício, mas assustadoramente parecido com tantos outros, um presidente em fuga tem apenas a companhia do neto de cinco anos. Um golpe de Estado aconteceu e o ditador circula pelas terras que um dia governou disfarçado de músico. Pela primeira vez ele se aproxima da gente que por tanto tempo liderou, finalmente conhecendo seu povo.

Seguramente essa sinopse aí acima seria fiel ao filme. Mas O presidente é estranho. Ele vai além. Bem além. Ele trata as relações com uma naturalidade assustadora. O poder e sua influência nefasta, principalmente, é o que há de mais evidente. E abrange o poder entre pessoas íntimas, como avô e neto, e também com desconhecidos. É interessante observar as diferenças, ou mais interessante ainda, observar as semelhanças.

A direção é do experiente diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf, de A Caminho de Kandahar, que possui um jeito todo especial de fazer cinema. Suas obras são densas sem serem cansativas. O Presidente, por exemplo, é um filme bastante longo, basicamente com um velho e uma criança na tela o tempo inteiro, e não tem nada de cansativo. Ao contrário, ele é “explosivo”.

Bom e inovador elenco

Vale a pena também ressaltar o elenco que tem o desconhecido Misha Gomiashvili  no papel do ditador, com uma atuação memorável, e o pequeno Dachi Orvelashvili, uma criança linda, no papel do neto que perambula em fuga por uma nação conflitada, sem compreender as diferenças da vida palaciana que levava antes da revolução e a vida de andarilho que leva no decorrer do filme. Vale a pena observar este menino.

Um último ponto a ser destacado é que embora o filme tenha cenas fortes – uma delas fortíssima e muito bem feita, mas não cometerei spoiler – os fatos mais contundentes não são mostrados, apenas referidos. Isso tornou a história ainda mais interessante. Sem dúvida foi um artifício muito feliz e eficiente.

Enfim, sem dúvida alguma vejam O presidente.

Ele é estranho mas tem muito a oferecer além dos bons momentos frente à telinha.

Está no Telecine, grátis para assinante.

 

Seus amigos podem gostar do filme acima.



Quer ajudar o Partiu Cinema?