Relatos de Guerra - Partiu Cinema


Relatos de Guerra

“Vocês podem ter os relógios, mas nós temos o tempo”.

Com essa frase rica em significados, atribuída aos afegãos, termina Relatos de Guerra, ou Hyena Road.

O Afeganistão é um país ímpar. Invadido diversas vezes, tanto pelos russos quanto pelos americanos, por um bom tempo governado pelos temíveis e cruéis talibãs, base da Al-qaeda – grupo de Osama Bin Laden – e berço de diversos grupos terroristas menores, além de inúmeras questões tribais que seguidamente terminam em conflitos, é um verdadeiro barril de pólvora.

É uma nação atrasada, miserável, praticamente sem infraestrutura e com muitas armas disponíveis. Muitas mesmo. Consequência do passado – e presente – extremamente belicoso.

Resultado de imagem para Relatos de Guerra

O resultado é um povo oprimido e triste, mas de brio e coragem, tanto que criou várias lendas sobre guerreiros valentes e obstinados.

Relatos de Guerra trata disso.

É um filme simples mas difícil de ver. Um pouco cansativo, com cenas e diálogos longos e – pelo menos no começo – um tanto perdidos. Depois tudo se encaixa direitinho e o desfecho é perfeitamente viável.

Muita atenção

Corre-se o risco de, até por não ser muito emocionante, perder-se uma cena qualquer, daquelas que parecem dispensáveis mas que é vital. Pronto. Tudo perdido. A história tornaria-se infundada. Isso deve ter acontecido diversas vezes, porque Relatos de Guerra é bem fragmentado, com as informações necessárias para o desfecho pulverizadas por todo o longa. Portanto, atenção é fundamental.

Em uma análise bem simples, eu diria que pelos efeitos do início e pelo final emocionante, vale a pena enfrentar o meio quase enfadonho.

Outro detalhe interessante é que a história ocorre com uma tropa canadense, um país com pouca história belicosa.

O elenco é praticamente desconhecido mas não deixam a desejar. São bons.

Ocorre em paralelo também um breve e útil romance, que tornou o filme um poco mais humano.

Vale a pena, apesar dos pesares.

Está no Netflix.

 

 

Seus amigos podem gostar do filme acima.



Quer ajudar o Partiu Cinema?