Sing – Quem Canta Seus Males Espanta

Tenho uma teoria de que os desenhos infantis dos tempos atuais são feitos para adultos e não para crianças.

Bingo! Sing comprova isso de maneira irrefutável.

A história é maravilhosa: em uma cidade de animais um coala tenta ganhar a vida gerenciando um teatro. Depois de idas e vindas, de problemas com o banco, dívidas, enganos, trapalhadas e coisas do gênero, consegue se estabelecer criando uma espécie de show de calouros. Parece pouco, mas não é.

Resultado de imagem para sing filme

O mais estranho foi que quando vi o filme lembrei de Quentin Tarantino. Sim, ele mesmo. O criador dos violentos Bastardos Inglórios, Django Livre e, principalmente, Pulp Fiction – Tempos de Violência, lá do distante 1994.

Mas, qual a razão disso? O desenho é violento? Apesar de ter ladrões, pequenos golpistas, aproveitadores e achacadores, não tem nada de violento. Felizmente. Mas ele lembra Tarantino por uma razão simples: a trilha sonora. Seguramente Sing tem a melhor trilha sonora do cinema moderno. É um passeio pela musicalidade mundial.

Repertório de primeira

Músicas como My Way, I Dònt Wanna, Hallelujah, Let’s face the music and dance e Faith e outros clássicos desfilam sem cerimônia durante todo o filme sem nenhuma “forçação” de barra. Elas não caíram ali de paraquedas. Fazem parte de um todo e, sendo ou não objeto do verdadeiro show de calouros que é o mote central, não destoam em nada em momento algum.

Outro ponto interessante é a vida fora do palco de cada animal participante. Uma adolescente rejeitada, o filho talentoso de um bandidão, um golpista arrogante, uma dona de casa pouco valorizada e outra “menina” extremamente tímida. Percebam a amplitude de todos essas personagens. O quanto eles representam do mundo adolescente, por exemplo. Isso que esses são somente os candidatos ao reality organizado pelo coala falido. Tem mais. Bem mais.

Enfim, se você gosta de boa música e de bons desenhos animados, com ou sem uma criança no lado, veja.

Está to Telecine.

 

Quer ajudar o Partiu Cinema?