Snowden – Herói ou Traidor

Snowden é um filme fácil de “palpitar”. Ele é amplo, moderno, com um ótimo elenco, muito bem dirigido e com um tema explosivo e atual. 

Começo pelo protagonista Joseph Gordon-Levitt, um bom ator, de A Origem, que ficou com uma semelhança assustadora com Edward Snowden real.

Para relembrar os fatos, essa figura quase bizarra em um mundo sem muito escrúpulo como o atual,  foi um ex-funcionário da CIA que divulgou documentos secretos do governo norte-americano que provam a espionagem a nível mundial. O seu, o meu, os nossos e-mails são lidos pela inteligência americana. Isso se não formos filmados pela câmera do nosso computador ou telefone.  Enfim, não existe privacidade. Mas isso é outra história.

Resultado de imagem para Shailene Woodley

Grandes Olhos

Continuo com a “grandes olhos” Shailene Woodley, de Convergente, uma atriz que sem dúvida alguma tem uma das melhores expressões da atualidade. Ela é boa. Poderia, mesmo sem falar nada, dar conta do recado. Tem ainda muito a aprender, mas também tem muito pela frente.

Concluo com o ótimo Olive Stone, de clássicos como Assassinos por Natureza e o Expresso da Meia Noite. Ele já fez filmes ruim, é verdade, mas em geral suas produções são excelentes, com um ritmo encantador e harmônico. Ele não cansa e nem descansa.

Inovador

Snowden – Herói ou Traidor, é montado de uma maneira bem interessante. Ela permite ao expectador que eventualmente não tenha acompanhado os fatos pelos telejornais entender perfeitamente. Algumas vezes, poucas vezes, ele torna-se metódico e quase explicativo, mas, creio ser necessário para atingir o grande público.

Pessoas ligadas as novas tecnologias, em política internacional ou que gostem de temas como espionagem, certamente gostarão muito do longa. Para todos os outros, creio que a forma de edição e o tema atual e abrangente seja o suficiente para que ele não passe em branco.

Certamente não é dessas obras que se vê em um dia e esquece no outro. (Mais uma característica do Oliver Stone).

Está no Telecine. Vejam.

Snowden está morando em Moscou!

 

Quer ajudar o Partiu Cinema?